Workshops Six Sigma Combat (simulação prática)

Six Sigma é ?

Uma perspetiva filosófica que considera todo o trabalho como processos que podem ser definidos, medidos, analisados, melhorados e controlados. Estes processos requerem várias entradas e condicionantes ambientais (x) e geram saídas (y). Ao controlar estes inputs, conseguimos controlar as saídas, geralmente expresso como y = f (x) .

Um conjunto de ferramentas para especialistas, i.e., o Six Sigma utiliza técnicas qualitativas e quantitativas para obter a melhoria nos processos. Algumas dessas ferramentas incluem o controle estatístico do processo (SPC), cartas de controle, FMEA e mapeamento de processos.

Uma metodologia, i.e., o Six Sigma é uma abordagem sistemática e rigorosa, conhecida como DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar). O DMAIC determina as etapas que um projeto Six Sigma deverá seguir, começando com a identificação do problema e terminando com a implementação de melhorias duradouras.

Uma métrica de desempenho de qualidade, i.e., o nível Six Sigma significa 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

Extraído do TM Kubiak e Donald W. Benbow , O Manual do Black Belt Certified Six Sigma, 2 ª edição , ASQ Qualidade Press, 2009 , páginas 6-7

——

foto workshop 6 sigma

Os Workshops Six Sigma Combat suportam-se no roteiro clássico DMAIC e o seu programa tem como base o Body of Knowledge (2014) – Certified Six Sigma Green Belt (CSSGB) – da American Society for Quality (ASQ). Podendo apresentar variantes ao longo das suas edições, os Workshops Six Sigma Combat da VLM Consultores apresentam o seguinte escalonamento:

DuraçãoWorkshop de contacto com DMAIC / 6 Sigma (contínuos (variáveis), ex.: “distância”)

  • Eventos: 6 edições anuais
  • Duração: 4,5 horas
  • Destinatários: gestores, engenheiros, especialistas em processos, líderes de projetos de melhoria e técnicos de qualidade
  • Experiência / Aprendizagem: Enquadramento Six Sigma; Projeto Catapulta; Controlo Estatístico de Processo; Estudo GR&R; Cálculo nível Six Sigma Baseline.

Workshop de contacto com DMAIC / 6 Sigma (discretos (atributos), ex.: “conforme” e “não conforme”)

  • Eventos: 6 edições anuais
  • Duração: 4 horas
  • Destinatários: gestores, engenheiros, especialistas em processos, líderes de projetos de melhoria e técnicos de qualidade
  • Experiência / Aprendizagem: Enquadramento Six Sigma; Projeto M&M’s ou Inquéritos e Avaliações; Controlo Estatístico de Processo; Estudo GR&R; Cálculo nível Six Sigma Baseline.

Os formadores / monitores / animadores combinam o conhecimento teórico com uma experiência prática substancial em exercícios em sala de aula que permitem um primeiro contacto inesquecível com o Six Sigma. Após um workshop estará em condições de aprofundar conhecimentos e percecionar o real interesse e beneficio do Six Sigma na sua organização e/ou no seu percurso profissional.

 

Estes workshops podem ser requeridos por uma única organização (Workshop Corporativo) e com possibilidade de usufruto de dados reais recolhidos previamente na empresa. Quando solicitado, a consequência comum de um Workshop Corporativo de contacto com DMAIC / 6 Sigma pode incluir sessões de formação em sala de aula intercalados com períodos de trabalho em projetos reais suportados pela empresa.

De forma a maximizar a aprendizagem e a suportar ações futuras, são disponibilizadas folhas Excel formatadas com aplicações concretas de ferramentas Six Sigma e todos os computadores estão com o Minitab® Statistical Software disponível para utilização em ambiente de formação.

 

 Software Partner                                 Minitab

MINITAB® and all other trademarks and logos for the Company’s products and services are the exclusive property of Minitab Inc. All other marks referenced remain the property of their respective owners. See minitab.com for more information.

 

+ consulte a Academia VLM para mais detalhe

ARTIGOS

Monozukuri wa Hitozukuri

Consulte o artigo de Bruna Cunha sobre Monozukuri wa hitozukuri : “fazer as pessoas antes de fazer as coisas”

O Poder dos 5S no Desenvolvimento da Filosofia Lean

Consulte o artigo de Núria Farias sobre O Poder dos 5S no Desenvolvimento da Filosofia Lean.

NEWSLETTERS

Especial Redução de custos

ESPECIAL – REDUÇÃO DE CUSTOS

Reduzir custos sem comprometer o crescimento!
O grande desafio dos nossos dias e de sempre das empresas é o de reduzir custos sem comprometer o crescimento. Para isso é necessário desenvolver uma estratégia que maximize a eficiência dos processos de gestão da empresa.