MSA – Measure System Analisys

O MSA – Measure System Analysis é um método experimental desenhado para identificar os vários componentes de variação de uma medição e determinar a adequabilidade do sistema de medição.

Todos os processos industriais apresentam, naturalmente, variações durante a sua execução que se reflectem em variações nos produtos.

Pretende-se que o processo de medição não interfira nos processos produtivos, introduzindo maior variabilidade nos produtos a medir. Desta forma o MSA baseia o seu estudo na análise:

  • da metodologia de medição,
  • do equipamento e
  • dos analistas

de modo a conhecer quantitativamente erros e variabilidades do processo de medição.

Conhecendo estas variabilidades, pode atuar-se de forma a reduzi-las, aumentando a confiança dos dados recolhidos e das tomadas de decisão suportadas nos mesmos.

Um sistema de análise de medição considera:

1º Passo: Identificar equipamento de medida (Marca, modelo, amplitude, resolução, estado de conservação, estado de calibração/verificação).

2º Passo: Identificar o técnico que procede à medição (habilitações, experiência).

3º Passo: Validar a adequabilidade do(s) equipamento(s) para o que se pretende medir e o(s) técnico(s) que vai efectuar as medições/avaliações.

4º Passo: Verificar se o procedimento de medição/avaliação é adequado e é compreendido pelo técnico.

5º Passo: Verificar a repetibilidade e reprodutibilidade do técnico e/ou equipamento confere fiabilidade ao processo de medição.

Algumas das técnicas e ferramentas comuns para MSA incluem: estudos R&R entre operadores; Estudos R&R entre equipamentos, estudos de linearidade; estudo de comportamento ao longo do tempo, cartas de controlo.

Anova

A ferramenta selecionada é normalmente determinada pelas características do próprio sistema de medição.

ARTIGOS

Monozukuri wa Hitozukuri

Consulte o artigo de Bruna Cunha sobre Monozukuri wa hitozukuri : “fazer as pessoas antes de fazer as coisas”

O Poder dos 5S no Desenvolvimento da Filosofia Lean

Consulte o artigo de Núria Farias sobre O Poder dos 5S no Desenvolvimento da Filosofia Lean.

NEWSLETTERS

Especial Redução de custos

ESPECIAL – REDUÇÃO DE CUSTOS

Reduzir custos sem comprometer o crescimento!
O grande desafio dos nossos dias e de sempre das empresas é o de reduzir custos sem comprometer o crescimento. Para isso é necessário desenvolver uma estratégia que maximize a eficiência dos processos de gestão da empresa.