uaveiro2

Parceria VLM / Universidade de Aveiro – DEGEI

No final do ano lectivo de 2012/2013, fruto da estreita relação de parceria entre o DEGEI – UA e a VLM Consultores, surgiu a necessidade de integração dos conceitos de Lean Thinking / Lean Management no programa curricular do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial.

Quer a VLM Consultores, quer alguns dos seus clientes têm sentido essa lacuna, junto dos estagiários que têm vindo a acolher nos últimos anos, dada a elevada procura de recursos humanos com essas competências.

Dessa forma, foi integrado no programa da cadeira Simulação Aplicada, do último ano do mestrado em  EGI uma vertente teórico-prática em Lean Management.

Em complemento à transmissão dos conceitos teóricos, a equipa de Gestão de Operações da VLM Consultores leccionou as aulas práticas, através da simulação didática das ferramentas e conceitos Lean.

A utilização dos jogos didáticos em contexto formativo tem sido um recurso bastante utilizado pela nossa equipa, com grande sucesso junto dos interlocutores, quer ao nível da formação, quer na implementação de projetos Lean Management.

A simulação em sala permite que sejam testadas ideias e conceitos, possibilitando a avaliação dos resultados e selecionando as melhores soluções para por em prática em ambiente real. Os alunos puderam assim perceber com relativa facilidadeas grandes vantagens da implementação das ferramentas Lean.

1377400_647721981916544_1895415737_n